17 de mai. de 2011

Nós não vamos sair sem Capela

Movimento Acorda Papagaio
O Programa Vila Morta da Prefeitura de BH chegou

Apresentamos um pequeno resumo crítico daquilo que foi discutido no dia 29 de abril, na sede da Procuradoria da República de Minas Gerais, com a Procuradora da República Silmara Cristina Goulart, quando se realizou uma reunião com o objetivo de instruir um inquérito civil público, instaurado com objetivo de avaliar os impactos sociais decorrentes da implantação do Programa Habitacio¬nal Vila Morta na Vila São Bento, no Aglomerado Santa Lúcia.

A Prefeitura de Belo Horizonte diz serem 04 as razões para a remoção de 1038 famílias do aglomerado: Ambiental, risco elétrico, risco geológico e ampliação e/ou abertura de vias. A análise técnica do projeto de implantação do Programa Vila Morta no Aglomerado pretende responder as seguintes perguntas: Há fundamentos técnicos para a pretensão da PBH remover essas famílias? É imprescindível que todas essas famílias sejam removidas? É possível o reassentamento dessas famílias nas proximidades do Aglomerado?

Foi esclarecido que o projeto encontra-se na fase de discussão e aprimoramento, estando sujeito a alterações; como a área do Aglomerado é densamente povoada, serão necessárias a realização de remoções, que significa expulsões, das famílias que moram nas áreas de risco, para a implantação de infraestrutura. Serão construídos 624 apartamentinhos no Aglomera¬do. Uma parte das famílias poderão ser reassentadas na proximidade da Vila São Bento, onde serão construídos 488 apartamentinhos; outras famílias irão para o quarteirão da rua Viçosa, onde serão construídos 64 apartamentinhos; outras para a rua Professor Anibal de Matos, 08 apartamentinhos; um reassentamento no encontro da via do Bicão com a via Principal, com 64 apartamentinhos. Um absurdo: fomos informados que alguns apartamentinhos, com dois quartos, terão 45 metros quadrados, e outros, com três quartos, terão 55 metros quadrados. Os apartamentinhos, além de serem minúsculos e sem garagem, são poucos!

Muito preocupada, a representante da Vila São Bento, Wanusa Aparecida, questionou sobre a situação da Capela São Bento e o representante da Sanehatem, empresa que irá desenvolver o Vila Morta no Aglomerado, se comprometeu a levar esta consideração para a Prefeitura. A Wanusa informou a todos que a Capela São Bento é muito importante para a Comunidade, que deverá ser encontrado um novo local para sua instalação no futuro reassentamento, e ela disse também: “Nós não vamos sair sem a Capela”. Então, o representante da Sanehatem sugeriu a instalação da Capela em áreas institucionais, mas isto ainda precisa ser estudado.

CONCLUSÃO: O Vila Morta irá expulsar 1038 famílias de suas casas. Serão construídos 624 apartamentinhos, aqui, no Aglomerado. Ou seja: Precisamos saber o que irá acontecer com as outras 414 famílias!! Para onde elas serão expulsas? Qual será o critério da Prefeitura para decidir quais famílias serão expulsas para longe e quais poderão ficar no Aglomerado?
Atenção: Ficou designada a data do dia 29 de maio para reunião com as comunidades atingidas e seus representantes, a fim de apresentar o projeto de intervenção na área.

Fonte: Análise Crítica da Ata da Reunião do dia 29 de abril, no Ministério Público Federal.

15 de mai. de 2011

Somos um Povo em Romaria

Romaria é uma peregrinação religiosa feita por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoçao, podendo ser feita a pé ou em veículos. Na Região Nordeste do Brasil é comum o uso de pau-de-arara para transportar romeiros. O termo "Romaria" é uma referência a Roma, cidade-sede da Igreja Católica, e por esse motivo é usada para classificar especialmente peregrinações católicas. A pessoa que pratica a romaria é chamada de romeiro.

Há mais de dez anos estamos fazendo uma bela experiência de conhecer algumas das principais cidades do interior de Minas Gerais: é o nosso Passeio Anual pela PAZ, que acontece sempre no primeiro domingo do advento, em preparação para o Natal, durante a programação do Quilombo do Papagaio. Começamos com a celebração do Jubileu do Ano 2000, com a Romaria para a Serra da Piedade, em Caeté e, desde então, não paramos mais. Neste fim de semana 250 pessoas da nossa Paróquia estão fazendo uma romaria para Aparecida do Norte, o que está se tornando mais uma bela tradição do nosso Aglomerado, e tem sido mais uma forma de trazer de volta tantas pessoas que estavam afastadas da igreja.

Neste fim de semana cinco ônibus com Romeiros das Cinco Comunidades de Fé e Vida da nossa Paróquia estão em Aparecida do Norte, no Estado de São Paulo. Queremos depositar aos pés de Nossa Senhora Aparecida o nosso sonho de trazer a PAZ de volta para o Aglomerado Santa Lúcia. Também queremos rezar pelas 414 famílias que serão expulsas do Aglomerado pelo Programa Vila Morta da Prefeitura de Belo Horizonte, para que sejamos solidários com todos aqueles que estão sendo ameaçados de perder tudo que construiram ao longo de suas vidas. Unidos, em oração, peçamos a Maria que interceda por nossas famílias, e que os Romeiros tenham um retorno tranquilo e em segurança.

Nossa Senhora da Boa Viagem: Rogai por nós!

Coroar Maria


Ainda nem terminamos de “arrumar a casa” e precisamos preparar tudo para celebrar o mes de Maria. Quantas emoçoes ainda vamos viver em comunidade! Nossa Paroquia é consagrada a Nossa Senhora do Morro e, nao apenas por isso, queremos animar as crianças simples teatro ou brincadeira de criança. Coroar Maria é reconhecer que ela é nossa rainha porque acolheu o projeto de Deus quando disse seu SIM.

Nossa Senhora dos Anjos
Uma das manifestaçoes mais lindas do mes de maio é protagonizada por nossas crianças que, vestidas de anjos, fazem suas homenagens à Mae de Deus e nossa. Algumas criança trazem os seus vestidos e asas guardados em uma sacola, talvez fiquem com vergonha de sair de casa vestidas de anjos, outras chegam na Igreja vestidas para a festa. Um grupo de pessoas se organiza para as homenagens do mes de Maria: montagem e valorizar a simplicidade e o carinho com que as crianças coroam Maria, o gesto de jogar importancia para alguns, no coraçaozinho das crianças tem muito significado: “Eu era pequeno, nem me

lembro... So lembro que à noite, ao pé da cama. Juntava as maozinhas e rezava apressado, mas rezava como alguém que ama. Ave Maria, Mae de Jesus, o tempo passa nao volta mais. Tenho saudade daquele tempo que eu te chamava de minha mae...”

Neste mes de maio queremos fazer nossas singelas homenagens a Nossa Senhora do Morro, nossa Padroeira, Mae e Rainha dos Anjos. Traga seus “Anjos” para que a nossa Comunidade possa fazer festa. Maria é a Flor mais bela do Jardim do nosso Deus, ela merece nosso carinho e todas as nossas homenagens de filhos e filhas.


Padre Matozinhos de Oliveira Padre Mauro Luiz da Silva